Estatísticas

terça-feira, maio 31, 2011

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Manifestações livres sobre qualquer assunto
Ano II - número 61 – 31/5/2011
Por Leno F. Silva

A comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente no próximo domingo, 5 de junho, deve ser vista como um alerta para o Brasil, país que detêm a maior biodiversidade do planeta e que está prestes a aprovar um Código Florestal que retrocederá importantes conquistas obtidas em defesa dos recursos naturais, ao mesmo tempo em que poderá abrir espaço para o aumento de práticas ambientais desarticuladas com a nação sustentável que precisamos construir nesse século XXI.

Além da visão míope de grande parte dos congressistas que defenderam alterações na legislação vigente, é grave também a perseguição e o assassinato de lideranças do campo por denunciarem explorações ilegais ou predatórias. Tudo indica que as mortes do casal José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria da Silva, extrativistas assassinados no dia 24 em Nova Ipixuna (PA), de Adelino Ramos, líder do MCC – Movimento Camponês Corumbiana, ocorrida em 27 de maio em Porto Velho (RO) e a de Eremilton dos Santos, também de Ipixuna, sejam demonstrações de que os mandantes não temem a Lei e que continuarão usando métodos sanguinários, dos tempos do bang-bang, para calar vozes contrárias aos seus interesses.

Apesar de difícil essa batalha não está perdida. Como nos tempos de mobilização para a redemocratização do país, “A luta contínua” e devemos nos articular para reverter essa aprovação. Hoje dispomos de tecnologia para pressionar os nossos representantes, como foi constatado na aprovação da Lei da Ficha Limpa, que contou com imensa participação popular.

Mais do que preservar conquistas fundamentais para a nossa biodiversidade e para o equilíbrio dos ecosistemas, o que está em jogo é o modelo de desenvolvimento que queremos deixar como legado para as próximas gerações. Portanto, neste próximo domingo use preto, em protesto contra o que fez o Congresso e como forma de pressão aos Senadores e ao Governo Federal. “O povo unido, jamais será vencido.” Outro jargão dos tempos da ditadura que poderemos revisitar e lançar mão agora para impedirmos essa vergonha nacional. Por aqui, fico. Até a próxima.

leno.fsilva@gmail.com

Importante: em respeito à sua privacidade, se você não deseja receber mais esta crônica semanal, basta solicitar a retirada de seu endereço do mailing. Grato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário