Estatísticas

quinta-feira, fevereiro 23, 2012

PALESTRA


Elaboração de Plano de Cargos e Salários

Objetivo
Oferecer aos participantes uma visão geral dos instrumentos e da metodologia adotada para elaboração de um Plano de Cargos e Salários. Proporcionar uma visão sistêmica do Plano de Cargos e Salários dentro do contexto de um sistema integrado de gestão de pessoas. Discutir as vantagens, benefícios, facilidades, dificuldades e principais cuidados relativos à introdução do Plano de Cargos e Salários nas empresas. Fornecer informações que possibilitem aos participantes à manutenção de Planos de Cargos e Salários já implantados. Mostrar uma metodologia de estruturação de um Plano de Cargos e Salários, baseado em competências e habilidades e seu papel dentro de um sistema integrado de gestão de pessoas e de remuneração estratégica.

Publico Alvo
Empresários, Diretores e Executivos responsáveis pela formulação e condução de Políticas e Estratégias de Recursos Humanos. Profissionais que atuam na Área de Recursos Humanos que desejam obter uma visão do moderno enfoque de Gestão de Pessoas e de seus instrumentos operacionais. Profissionais da área de Recursos Humanos e demais áreas, que buscam uma formação ou reciclagem dos conhecimentos em administração de cargos e salários. Demais profissionais responsáveis, atuais ou futuros, pela supervisão, coordenação ou gerenciamento de pessoas nas Organizações.

Programa
Módulo I – Conceitos e Princípios Gerais
- Conceitos e princípios gerais de Planejamento, Estratégias, Competências, Habilidades, Cargos, Remuneração e demais componentes de um Sistema de Gestão de Pessoas. 

Módulo II – Componentes de um Plano de Cargos e Salários
- Objetivos e conceitos básicos do Plano de Cargos e Salários;
- Componentes do plano;
- A folha de pagamento: denominações x realidade x implicações legais;
- Como proceder a descrição e a avaliação dos cargos;
- As políticas de Recursos Humanos e a Política de Cargos e Salários;
- Estruturação de um Plano de Cargos e Salários: A montagem do Plano de Cargos e Salários a partir do mapeamento das competências e habilidades;
- O Plano de Cargos e Salários e sua integração com demais instrumentos de gestão: Sistema da Qualidade, Recrutamento e Seleção, Avaliação de Desempenho, Plano de Capacitação e Desenvolvimento Profissional, Plano de Carreira e Segurança e Medicina do Trabalho (PPRA e PPP;
- Exemplos práticos.

Módulo III – A grade salarial
- Classes, faixas e níveis salariais;
- A grade salarial e as atuais tendências de mercado;
- A pesquisa salarial; - Elaboração do caderno de pesquisa;
- Execução e tabulação dos dados coletados;
- A avaliação dos resultados; - O enquadramento salarial;
- Exemplos práticos.

Módulo IV – Instrumentos de administração e manutenção do PCS
- Políticas e procedimentos de Contratação, Movimentação e de Remuneração de Pessoal;
- Fatores Críticos de Sucesso do Plano de Cargos e Salários; - Exemplos práticos.


Ministrado por: Sérgio Lopes
Mestre em Administração (Metodista, Pequenas e Médias Empresas), Pós-Graduado em Análise de Sistemas (FAAP), Sistemas de Informações (Mauá) e em Administração Financeira (Fecap) e Graduado em Administração (USP), com experiência profissional de 42 anos, tendo ocupado cargos técnicos e executivos nas áreas de Organização, Sistemas e Tecnologia da Informação em diversas empresas. 

Nos últimos 25 anos têm atuado como Consultor Empresarial nos mais diferentes tipos e portes de Organizações participando de projetos nas áreas de Recursos Humanos, Organização, Sistemas e Métodos, Organização e Planejamento Empresarial, Mapeamento de Processos, Sustentabilidade, Qualidade (Total e ISO) e Produtividade. 

Neste período, prestou serviços de consultoria e/ou treinamento para quase 70 diferentes Empresas e Organizações, públicas ou privadas, dos ramos: indústria, comércio, serviços, terceiro setor e educação superior.

Atua na área educacional há trinta anos, tendo acumulado experiência como Docente e Coordenador em cursos superiores de graduação e docente em cursos de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior de São Paulo, Bahia e Espírito Santo e Instrutor em Cursos de Capacitação e Desenvolvimento Profissional, lecionando em diversos Estados do País.

Atua, também, como Palestrante e possui artigos publicados sobre gestão de mudanças, de empresas e de pessoas, em jornais, revistas e sites da Internet.

No exercício do voluntariado foi examinador do Prêmio Nacional da Qualidade e atualmente é avaliador do Prêmio Gestão Banas e do Prêmio PBQP-H.

É membro do GEES - Grupo de Excelência de Ética e Sustentabilidade, do CRA/SP.

Data
13 e 14 de março de 2012

Local de Treinamento
São Paulo - SP
Espaço Paulista
Av. Paulista, 807 - 17º andar - Edificio Winston Churchill

Horário
8h30 às 17h30

Carga Horária
16 horas

Investimento
R$ 1.190,00 

* Inclui todo o material didático necessário, certificado e coffee-break.


Informações e inscrições pelos telefones 
11 3681 1451 ou 11 3683 4778


Nenhum comentário:

Postar um comentário